sexta-feira, 28 de março de 2008

Festivais

4:40

O "4:40" é um concurso de curtas metragens, inserido no programa do conceituado festival "Black and White", que anualmente se realiza na Universidade Católica do Porto. Sendo assim, o lema do "4:40" reside em realizar uma curta metragem de 4 minutos em 40 horas. Agora, vocês perguntam: porque raio está o Ante-Cinema a divulgar isto? A resposta é simples. A partir de hoje (Sexta-Feira, às 18h), a equipa do Ante-Cinema vai estar envolvida na realização de uma curta metragem para este concurso e, por isso, o nosso estimado blog poderá não ser tão actualizado até às 10h de domingo, que é quando temos que entregar o pequeno filme à direcção do "4:40".
O festival "Black and White" decorre de 2 a 5 de Abril e as exibições das curtas metragens referentes ao "4:40", vão passar no dia 5 de Abril por volta das 16h. Quem estiver interessado não deixe de ir ver.
Vão ser 40 horas de muita adrenalina e o Ante-Cinema vai lá estar, para mais tarde, conferenciar com todos os cinéfilos e leitores do nosso blog, como foi a experiência.

Para mais informações sobre o festival consultar: http://artes.ucp.pt/b&w/

Ante-Cinema#

Christian Bale pronto para mais um Batman

Uma vez que "The Dark Knight" ainda se encontra um pouco distante da sua estreia, Christian Bale afirmou à dias, gostar de voltar a interpretar esta personagem. Bale diz sentir-se pronto para mais uma aventura como Batman e se o realizador, Christopher Nolan, pegasse uma vez mais no projecto, que não hesitaria em voltar para mais um filme da saga.
Após o sucesso do "Batman Begins", que custou ao estúdio cerca de 150 milhões de dólares, espera-se que este novo Batman se supere ao primeiro. Pelo trailer, não há dúvidas que pode sair daqui um bom filme. É uma questão de esperar e ver o que acontece. Só resta dizer: "Why so Serious?".

"The Dark Knight" tem estreia marcada em Portugal para o dia 24 de Julho.

Ante-Cinema#

quinta-feira, 27 de março de 2008

Ante-Trailer

"SON OF RAMBOW"

O Ante-Cinema cria mais uma secção no seu blog, desta vez, dedicado a trailers de futuras promessas que irão aparecer brevemente nos cinemas. Sendo assim, o Ante-Trailer irá surgir todas as semanas, onde os cinéfilos poderão ver o trailer dedicado a determinada promessa cinematográfica.
Esta semana começamos da melhor maneira com "Son of Rambow". A realização está a cargo do mesmo que nos trouxe "The Hitchhiker's Guide to the Galaxy - À Boleia pela Galáxia", Garth Jennings. A história anda à volta de dois pequenos rapazes que decidem realizar um filme, tendo como fonte de inspiração "Rambo". Será certamente um filme repleto de bons momentos, não só em termos de comédia bem como de algum drama à mistura. Melhor mesmo é ver o trailer para se certificarem da qualidade que este filme poderá ter.

Ante-Cinema#

Estreias da Semana (27 de Março a 2 de Abril)

Ante-Cinema#

quarta-feira, 26 de março de 2008

Crítica

"The Mist - Nevoeiro Misterioso", de Frank Darabont

6/10

O Ante-Cinema marcou presença na antestreia do simpático filme "The Mist - Nevoeiro Misterioso". E o que vai mais ao encontro para caracterizar esta obra, do mesmo realizador de "À Espera de um Milagre" e de "Os Condenados de Shawshank", é que este é sempre envolvido por altos e baixos. Nuns momentos, o filme entra por uma perspectiva bastante interessante e por outras, cai como receita repentina para ficarmos logo algo desinteressados. Apesar disso, consegue por vezes chamar a nossa atenção para aquela relação entre as muitas e interessantes personagens, bem como, para a sentença possível que cada um imagina para cada uma delas. Pode-se notar ainda certas referências a clássicos de terror, como por exemplo a "The Birds" de Alfred Hitchcock, durante a cena em que aquela centena de mosquitos, surge sobre o grande e frágil vidro que cobre aquela loja.
Contudo, vê-se que o filme podia dar muito mais, não fosse as fraquezas de ritmo que existem ao longo do filme. Nota especial para o final, que foi por ventura, o ponto mais crucial e onde "The Mist" ganhou pontos para o considerado simpático filme. Contudo, a sensação do "podia ser melhor" fica no ar.

Ante-Cinema#

terça-feira, 25 de março de 2008

Grandes Momentos Cinematográficos

"AMERICAN BEAUTY - BELEZA AMERICANA" (1999), de Sam Mendes

"It was one of those days when it's a minute away from snowing. And there's this electricity in the air, you can almost hear it, right? And this bag was just... dancing with me. Like a little kid begging me to play with it. For fifteen minutes. That's the day I realized that there was this entire life behind things, and this incredibly benevolent force that wanted me to know there was no reason to be afraid. Ever.

Video's a poor excuse, I know. But it helps me remember... I need to remember...

Sometimes there's so much beauty in the world I feel like I can't take it... and my heart is going to cave in."

Mais um "Grandes Momentos Cinematográficos" no Ante-Cinema. Desta vez, o filme em questão trata-se do oscarizado "American Beauty", de Sam Mendes. Esta é realmente, uma das cenas mais bem conseguidas em todo o filme e aquela que chama a especial atenção do Ante-Cinema. Um simples saco de plástico a rodopiar no ar a transmitir naquela televisão, ganha um poder tal, que com o discurso da personagem Ricky conseguimos ficar completamente vidrados. E porque não pensar: "ele até tem certa razão. De facto, aquela electricidade no ar não deixa de ser algo naturalmente belo". Fica a sugestão...

Ante-Cinema#


segunda-feira, 24 de março de 2008

Crítica

"Love in the Time of Cholora - O Amor nos Tempos de Cólera", de Mike Newell

7/10

Antes de abordarmos o filme em si, seria pertinente esclarecer desde logo uma situação. Como devem saber, este filme é uma adaptação de um livro. Como tal, considero dispensável fazer qualquer comentário a favorecer o livro em relação ao filme, porque na passagem para o grande ecrã perde-se sempre qualquer pormenor, e isso aconteceu em grandes momentos cinematográficos ( "Padrinho", "Laranja Mecânica"). Sorte, ou glória para aqueles que, ao perderem o tal “pormenor”, conseguem sempre acrescentar algo mais à obra.
Falando agora do filme em si, estamos certamente na presença de uma grande história, com um bom enredo, que se desenvolve no tempo certo. Podemos ainda contar com um bom desempenho de Javier Bardem que exibe perfeitamente o romantismo, por vezes doentio, da personagem Florentino Ariza.
Mas, alguns dos pequenos velhos pormenores fazem o filme perder algum interesse. A começar pela exploração da paisagem que podia ser bastante melhor. Aqui, o “poder da imagem” está bastante diluído e quando é exibido, é acompanhado pela terrível banda sonora da colombiana Shakira. Este é o segundo ponto contra do filme. A banda sonora é pouco sonante e descontextualizada. Talvez o único factor que a contextualize minimamente seja a nacionalidade de Shakira e o local onde o filme é rodado. Tirando isso, como se costuma dizer, não tem ponta por onde se lhe pegue.
No geral temos um filme interessante, que não desilude, mas no fundo sabemos que tínhamos ali uma história que podia ser transformada num clássico de Hollywood, daqueles de cortar a respiração.

João Albuquerque
Ante-Cinema#

domingo, 23 de março de 2008

A "Laranja Mecânica"

Amoral? Terrível? Doente? Ou simplesmente a mais pura representação do ser humano não reprimido? Ao longo do filme, Kubrick apresenta-nos uma luta constante entre o biológico/cultural e o humano/animal, espelhando todo este conflito em Alex e no seu gang peculiar, que nos mostram uma sociedade que visualmente e culturalmente, pode tanto ser chamada de “retro” como de futurista. De resto, este é apenas um dos paradoxos propostos pelo já falecido realizador, pois todo o filme é involto em contradições, que vão desde as personagens (repare-se nos seus hábitos culturais) até à própria narrativa, passando ainda pela música.
Estreado em 1971, mas proibido durante anos em vários países (nomeadamente em Inglaterra, onde o filme só estreou após a morte de Kubrick), “Laranja Mecânica” propõe uma assustadora visão sobre a mente humama, onde assistimos ao triunfo da “decadência” face aos valores convencionados pela sociedade. O filme é um verdadeiro grito nas nossas cabeças, daqueles perturbadores, que nos reviram até que, sem darmos conta, estamos do lado daqueles que até à data achavamos desprezível.
Há quem se refira a este filme como o melhor alguma vez feito, há também quem o cite como o mais polémico. Em ambos os casos, se não o é, certamente anda muito próximo. Foi preciso quase um quarto de século até que o casalinho Mickey e Mallory Knox, (anos mais tarde ajudados por Tyler Durden) continuasem a obra de Alex DeLarge.

João Albuquerque
Ante-Cinema#


sábado, 22 de março de 2008

Crítica

"THE OTHER BOLEYN GIRL - DUAS IRMÃS, UM REI", de Justin Chadwick

7/10

Sobre este filme o que se pode dizer? Resumindo em apenas duas palavras: Natalie Portman. Temos, sem sombra de dúvidas, um duelo interessante entre Portman e Scarlett Johansson. Mas a diferença entre a capacidade de cada uma pegar na sua personagem e interpretá-la como se da última se tratasse, faz com que Portman "ganhe", de forma abismal, a Scarlett.
O filme, sendo centrado nas duas irmãs e no rei, interpretado pelo solitário Eric Bna, sente a partir do momento em que o tempo já dita a sua metade, uma evolução crescente não só narrativa, como a realização, se torna a partir daquele momento, uma forma invisível de mostrar uma história que aos nossos olhos evidenciam a intriga, a paixão e a traição. No fundo, e como este filme tem nos actores o seu peso e sustento, são eles que fazem com que a modesta realização de Chadwick, não interfira no processo criativo e narrativo que tão bem, como já foi dito, Natalie Portman oferece. Se encarássemos este "The Other Boleyn Girl", como um certo estilo pós "Elisabeth", não ficava nada mal dizê-lo. Mas todos os filmes são diferentes, e embora se associe a personagem e vida de Elisabeth a este filme, este é com certeza um bom filme para se passar duas boas horas numa sala de cinema.

Ante-Cinema#

Crítica


REC, de Jaume Balagueró e Paco Plaza

9/10

Este filme espanhol, que já foi líder de bilheteiras em Espanha bem como Itália, é um pleno exercício de tensão e naturalidade. O que se pretende dizer com estas vastas e características palavras é que este filme, protagonizado por Manuela Velasco no principal papel, é um excelente e bem intencionado filme do género. Do início ao fim, somos envolvidos por um enredo que nos leva cada vez mais, a partir do momento em que aquela "reportagem real" se vai envolvendo, a sentir as tensões de cada personagem e de quase sentirmos aquela sensação de medo àquela pressuposta realidade. Aqui, coloca-se uma simples mas nada concreta questão. Esta diferença entre o digital e aquilo em que o cinema, hoje em dia, pode-se tornar, num certo tipo de apoio televisivo, para demonstrar histórias e técnicas como estas, na produção e realização de um filme. Este género de produção tem como mentor principal "The Blair Witch Project", que na altura foi, sem sombra de dúvidas, algo que ainda ninguém tinha visto. Mais recentemente, surgiu noutro tipo de objectivo de custos e circunstâncias "Cloverfield", que é também um grande filme em todos os níveis. Mas, isto agora parece andar a pegar moda, onde num mesmo estilo de registo, George A. Romero prepara-se para estrear para breve "Diary of the Dead". Este formato digital, em que a câmera de mão ganha uma importância na transmissão da linguagem cinematográfica tem ganho desenvolvimentos e parece estar aí para durar...
Depois, a experiência de ver um tipo de obra cinematográfica como este no Fantasporto, faz com que a recepção seja ainda mais positiva, ainda para mais com a presença tanto do realizador como de Manuela Velasco. A recepção das pessoas foi super positiva, sendo talvez, o filme mais aplaudido que esta edição do Fantas presenciou este ano. E não foi à toa que "Rec" foi o grande vencedor, arrecadando o prémio de melhor filme e o prémio do Público. O sucesso à volta do filme é tal que já se prepara, para os menos informados, um remake americano intitulado "Quarantine". Eles não perdem tempo... Contudo, estou certo e com 100% de certezas que em nada se vai comparar a esta pelicula espanhola que irá ter estreia marcada no circuito nacional já em Abril.

visto no fantasporto.

Ante-Cinema#

sexta-feira, 21 de março de 2008

Antestreia "The Bucket List - Nunca é Tarde Demais"

Mais uma antestreia para a semana que aí vem. Desta vez o filme é "The Bucket List - Nunca é Tarde Demais", interpretado por Jach Nicholson e Morgan Freeman. Se quiser habilitar-se a um convite duplo, já sabe como as coisas por aqui funcionam. É só carregar nos links abaixo.
A antestreia realizar-se-à no dia 26 de Março (Quarta-Feira), pelas 21h30 nos cinemas UCI Arrábida 20 no Porto e El Corte Inglés em Lisboa. Boa sorte!

- Vodafone
- Sapo/Lusomundo
- Porto XXI
- Canal Hollywood
- Liga Portuguesa contra o Cancro

Ante-Cinema#

"Nightmare Before Christmas 3D" em Abril

Já aqui no Ante-Cinema foi falado de "Nightmare Before Christmas 3D". Pois bem, se no post anterior havia dúvidas quanto à sua estreia em Portugal, após uma pesquisa mais profunda sobre esta tema, foi possível descobrir que o filme está agendado para estrear no dia 24 de Abril. Este dia, se tudo correr bem, acaba assim por prometer bastante, depois da notícia de que "Blade Runner" também voltará a ser exibido nos nossos cinemas nesta mesma data. Vamos esperar assim ansiosos pela nova experiência com o mundo de Tim Burton, desta vez em 3D.

Ante-Cinema#

quinta-feira, 20 de março de 2008

O Cinema em 3D

A noite já vai longa, mas depois de vários posts numa só noite, eis que chega o mais comprido e reflectivo de todos.
Posto isto, e aproveitando a estreia do filme "Hannah Montana e Miley Cirus: O Melhor dos dois Mundos, em Concerto" nas salas portuguesas, o Ante-Cinema, em certo grau de perspectiva, coloca uma nova pergunta aos seus visitantes: "tenciona ver filmes em 3D nos cinemas?".
Nesta altura, os concertos "invadem" o cinema, sendo a Hannah Montana e os U2, os mentores dessa música por detrás desses filmes. Talvez este sistema e inovadora forma de ver filmes, tenha certamente os seus frutos, mas talvez ainda se encontre numa certa fase de experimentação.
Anteriormente, num passado muito recente, os portugueses tiveram a oportunidade de ver "Beowulf", completamente em 3D. Mas nessa altura, o Ante-Cinema ainda não tinha nascido e não pôde conferenciar com os cinéfilos como foi a experiência. Apesar do filme ter os seus pontos fracos, não há duvida que vê-lo neste formato, foi bastante apelativo e uma excelente experiência de cinema. Contudo, e numa altura em que os concertos chegam ao cinema através do 3D, estes não serão contudo os únicos filmes que as distribuidoras deverão ter em mente. Isto é muito fácil de explicar. Por exemplo, onde anda "Nightmare Before Christmas 3D"? Tenho a certeza que, apesar de quererem que a malta jovem e adulta adira a esta tecnologia no cinema, isto também resultaria. Por isso, não têm nada a perder com o clássico de Tim Burton. Vamos lá ver quando vai chegar e se vai chegar ao nosso país. Quando atrás foi referido o processo de experimentação, referia-se então em não apostarem num género, mas numa diversidade que já começa a ser alguma. Ao fim e ao cabo, temos nada mais nada menos que 15 salas equipadas com a tecnologia 3D em Portugal.
Se quiserem deixem as vossas opiniões na zona dos comentários e não se esqueçam de votarem na pergunta colocada (situada no lado direito do blog).

Ante-Cinema#


Estreias da Semana (20 a 26 de Março)

Antestreia "I'm Not There" - Filme do Mês (Março)

Conforme foi prometido aos visitantes do Ante-Cinema, a antestreia de "I'm Not There" está aí à porta. Se querem tentar a vossa sorte para se habilitarem a um convite duplo, só têm que clicar nos links abaixo referenciados. Não se esqueçam de ver diariamente, pois este post vai sendo actualizado à medida que surgem novos passatempos.
As antestreias vão-se realizar no Porto (UCI Arrábida 20) e em Lisboa (UCI El Corte Inglés) no dia 25 de Março (Terça-Feira), às 21h30.

Boa sorte!

- Cinema2000
- Antena 3
- Super Bock
- Educare
- Visão
- EmCena
- Sapo/Lusomundo
- Curto Circuito

Ante-Cinema#

"Blade Runner" vai voltar aos cinemas portugueses

Uma grande notícia para os fãs de "Blade Runner". Parece que foi anunciado pela Columbia Warner Tristar Filmes de Portugal, que a edição definitiva deste filme irá estrear nas nossas salas portuguesas, mais precisamente dia 24 de Abril. Como por cá, já sabemos que isto das datas nunca são coisa certa, resta esperar que esta seja mesmo definitiva e que o filme, se espalhe por todo o país, e não por uma ou outra sala. Mas, o mais importante, é que não se esqueceram dos portugueses, sendo esta notícia uma prendazinha da Páscoa que nos quiseram oferecer. Que chegue Abril...

Ante-Cinema#


quarta-feira, 19 de março de 2008

Grandes Momentos Cinematográficos

"ON THE WATERFRONT", de Elia Kazan

"You don't understand! I could've had class! I could've been a contender. I could've been somebody. Instead of a bum, which is what I am, let's face it. It was you, Charley!"

Porque o cinema está cheio de momentos inesquecíveis, o Ante-Cinema promove a partir de hoje "Grandes Momentos Cinematográficos". E para começar, nada melhor que a subtileza e mestria do senhor Marlon Brando em "On the Waterfront", do ano de 1954. Quem já viu o filme, sabe perfeitamente porque é que a cena abaixo mostrada, tem a carga e o poder que tem. O Ante-Cinema sabe-o, e quer assim compartilhar com todos os cinéfilos, um momento de cinema que nos deixa sempre completamente maravilhados.

On the Waterfront no IMDB



Ante-Cinema#

terça-feira, 18 de março de 2008

Morreu Anthony Minghella (1954-2008)

O oscarizado realizador Anthony Minghella faleceu esta Terça-Feira, devido a uma hemorragia cerebral durante uma cirurgia no pescoço. Na sua filmografia, surgem filmes como "O Paciente Inglês" (9 Oscars), "Cold Mountain" (1 Oscar) e, mais recentemente, "Assalto e Intromissão". Só resta agora dizer, que descanse em paz e que vamos, certamente, sentir a sua falta.

Ante-Cinema#


domingo, 16 de março de 2008

Os Filmes do Mês no Ante-Cinema:

O Ante-Cinema leva já uma semana de existência. Até agora, creio que o resultado tem sido satisfatório e um bom futuro aproxima-se. Portanto, como já devem ter reparado, todos os meses, o Ante-Cinema irá eleger um filme em que irá estrear nos nossos cinemas, e que mereça assim, importância e destaque. Por isso, e para tornar a escolha mais apelativa e para ir mais ao encontro das vossas preferências, todos os meses será colocado as estreias do mês, e vocês só têm que deixar no espaço dos comentários, o nome do filme que acham que mereça esta eleição. Vamos já começar com o mês que se aproxima (Abril), por isso, toca a votar...

Filmes a estrear em Abril em Portugal:

3 de Abril: "Coeurs", de Alain Resnais / "Vantage Point", de Pete Travis / "The Air I Breathe", de Jieho Lee / "Sleuth - Autópsia de um Crime", de Kenneth Branagh.

10 de Abril: "The Bank Job", de Roger Donaldson / "Fool's Gold", de Andy Tennant / "Youth Without Youth - Uma Segunda Juventude", de Francis Ford Coppola.

17 de Abril: "California Dreamin' (Nesfarsit)", de Cristian Nemescu / "L'Avocat de la Terreur - O Advogado do Terror", de Barbet Schroeder / Miss Pettigrew Lives for a Day - A Vida num só Dia", de Bharat Nalluri / "Diary of the Dead", de George A. Romero / "The Eye", de David Moreau e Xavier Palud / "88 Minutes", de Jon Avnet.

24 de Abril: "Meet the Spartans - Uns Espartanos do Pior", de Jason Friedberg e Aaron Seltzer / "Semi-Pro", de Kente Alterman.

fonte: Cinema 2000*

*Este calendário de estreias está sujeito a alterações

Ante-Cinema#

sábado, 15 de março de 2008

Antestreia "The Mist - Nevoeiro Misterioso"

Quer ir à antestreia do filme realizado por Frank Darabont ("À Espera de um Milagre", "Os Condenados de Shawshank")? O Ante-Cinema dá-lhe a oportunidade de saber onde pode concorrer para ganhar convites duplos. Para isso, basta apenas carregar nos links abaixo e tentar a sua sorte. "The Mist - Nevoeiro Misterioso" foi o filme da sessão de enceramento do Fantasporto.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Filme do Mês (Março)


"I'M NOT THERE"

Sem dúvida alguma, o filme que mais promete neste mês de cinema. Nomeado para um Oscar, na categoria de melhor actriz secundária para Cate Blanchett (uma das favoritas na altura), "I'm Not There" é realizado por Todd Haynes e tem no seu elenco nomes, que só por si, já valem a ida ao cinema. Entre eles: Christian Bale, Richard Gere, Heath Ledger, e para os mais esquecidos ou indiferentes, Ben Whishaw, que mais recentemente demonstrou o seu talento no formidável "Perfume: The Story of a Murderer".
O filme promete e o trailer e algumas críticas ajudam à festa, como pode reparar em baixo. Resta esperar pelo dia 27 de Março, data de estreia nacional do filme. Mas antes, o Ante-Cinema irá informar a todos os cinéfilos, que querem ver mesmo antes de toda a gente, onde podem concorrer para ganhar convites para as antestreias a decorrer em todo o país. Estejam atentos...

"Todd Haynes is a mischievous visionary who puts the music and the myth of Bob Dylan before us in I'm Not There and dares us not to revel in the troubadour's poetic, contentious, ever-changing essence. It's a feast for the eyes, the ears and the Dylanologist scratching around our minds and hearts."
Peter Travers, "Rolling Stone"



Ante-Cinema#

Estreias da Semana (13 a 19 de Março)

terça-feira, 11 de março de 2008

Ante-Cinema Começa a Crescer

Após algum trabalho, a imagem do Ante-Cinema começa a nascer e desde já agradeço a preciosa ajuda de um dos nossos colaboradores: Fábio Oliveira. Tenham agora um pouco mais de paciência porque muitos projectos já estão em mente mas é preciso ir devagar para que todos os cinéfilos tenham a oportunidade de, principalmente, passar bons bocados por aqui...

Porque falar de cinema é o que mais interessa, continuem a passar por cá e a votar na primeira pergunta colocada na história do Ante-Cinema.

Ante-Cinema#

segunda-feira, 10 de março de 2008

Ante e o Futuro...

Ante-Cinema é o novo blog que todos os cinéfilos devem ter em consideração a partir deste dia do seu nascimento (10/03/2008).

Sendo ainda algo prematuro, já que ainda se encontra na fase da idealização, o "Ante-Cinema" começa por colocar aos seus primeiros leitores cinéfilos um primeiro tom de muitas perguntas que irão surgir no futuro: "Costuma participar em passatempos de cinema?
Sendo um dos objectivos deste blog a divulgação de todos os passatempos semanais a decorrer no nosso país, será um bom início para descobrir quais as melhores iniciativas para que vos satisfaça plenamente. Já agora aproveito para realçar este tipo de inquérito que vai ser frequente neste blog, ficando sempre situado no lado direito.

Ante-Cinema#